26/04/2024 (21) 979164559

Cidades

São Gonçalo inicia revitalização de viadutos com grafite

Artista Marcelo Eco é curador do projeto que vai transformar a cidade

Por Wanessa Dias 31/07/2021 às 18:34:50

Foto: Divulgação / Renan Otto

O artista Marcelo Eco, curador do projeto de grafite nos viadutos de São Gonçalo, iniciou os trabalhos de marcação nesta semana. Neste sábado (31), o viaduto do Alcântara, primeiro na lista de painéis ao ar livre, ganhou os primeiros jatos de tinta, com ação de nove artistas, sob os olhares do prefeito Capitão Nelson,
do secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas; do Chefe de Gabinete, Eugênio Abreu; e do secretário de Governo, Fábio Araújo. Todo o processo será realizado com recursos de compensação ambiental.

O projeto foi idealizado pelo próprio prefeito, Capitão Nelson, que recebeu um grupo de grafiteiros da cidade em fevereiro para desenvolver um projeto que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

"Gostaria de parabenizar o artista Marcelo Eco, nascido e criado em São Gonçalo, que com esse trabalho vai proporcionar ao gonçalense e aos visitantes uma nova perspectiva do viaduto do Alcântara", disse o prefeito Capitão Nelson.

"Está sendo uma grande honra e gostaria de agradecer ao prefeito que deu essa oportunidade aos grafiteiros locais. Eu fiz a concepção do painel, mas cada artista vai ter a liberdade de trabalhar dentro da área. O mérito é de todos pois serão os traços deles que darão vida ao painel, disse Marcelo Eco, que acrescentou:

"Sou um artista de São Gonçalo, busquei minha carreira fora daqui até pela falta de oportunidade, e retornar depois de rodar o mundo é um prazer, principalmente por ter o trabalho reconhecido e, juntamente com a prefeitura, ajudar no crescimento desses artistas, com toda a minha bagagem, potencializando o trabalho deles. Me sinto muito honrado".

O secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, destacou os esforços para mudar a realidade de um dos pontos mais movimentados da cidade.

"Esse trabalho já está mudando o aspecto desse paredão, que antes era tomado por uma poluição visual, com propagandas irregulares. A subsecretaria de Fiscalização de Posturas realizou uma ação para retirar essas propagandas. Em uma ação da Secretaria de Cultura, sob o comando do secretário Lucas Muniz, junto com os artistas da cidade, estamos revitalizando o Centro de Alcântara e melhorando esse paredão", destacou Douglas Ruas.

Nascido em São Gonçalo, onde morou até os 25 anos, Marcelo Eco é mundialmente conhecido pelo seu talento e tem suas artes estampadas pelo mundo e em diversos ponto da cidade, como nas fachadas do Teatro Municipal e da Galeria de Artes; no monumento de 140m² na Praça Dr Luiz Palmier (Praça da Marisa); e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Comunicar erro
Comentários