27/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Maricaenses poderão trocar sobras orgânica em produtos nas praças agroecológicas através do projeto "Baldinhos do Bem"

Moradores poderão trocar sobras de alimentos por produtos agroecológicos produzidos no município

Por Wanessa Dias 13/10/2021 às 18:37:06

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, lançou nesta quarta-feira (13/10) o projeto "Baldinhos do Bem", pelo qual cinco mil baldes serão distribuídos para que os moradores guardem as sobras de matéria orgânica (cascas e partes de frutas, legumes e verduras), que serão trocados por produtos das praças agroecológicas ou da Fazenda Pública Joaquín Piñero.

A previsão é que os baldinhos sejam entregues a partir de janeiro nas praças agroecológicas dos bairros, que também terão sacolas biodegradáveis para armazenar os resíduos.

As sobras serão levadas para a Fazenda Pública, onde serão usadas no sistema de compostagem, um processo de "reciclagem" da matéria orgânica que gera um adubo natural e pode ser utilizado no cultivo de plantas, jardins e na agricultura. Além disso, o recolhimento deverá reduzir em 40% a quantidade de lixo domiciliar coletada na cidade, gerando economia para os cofres públicos, com a redução do valor cobrado pela tonelada de lixo que hoje o município paga ao Centro de Tratamento de Resíduos de São Gonçalo.

O prefeito Fabiano Horta disse que o gerenciamento correto de resíduos vai contribuir para o meio ambiente de Maricá.

"É um projeto que traz o conceito de reciclagem, pois os rejeitos retornam para o ambiente na forma de adubo. Sou um entusiasta de tudo que mexe com a terra e este é mais um projeto que me empolga por valorizar também os produtos de nossas terras", afirmou.

O secretário Julio Carolino explicou que o projeto começa de forma experimental na região do Centro e Araçatiba.

"O plano é ter um ponto de distribuição em cada distrito. Nossas equipes já estão prontas para orientar a população, que poderá levar para casa parte da nossa produção nas praças agroecológicas e na fazenda", disse.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários