29/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Preso chefe da maior organização criminosa especializada em golpes bancários

Por Wanessa Dias 07/01/2022 às 14:30:00

Foto: Agência Brasil

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, nesta quinta-feira (06/01), o lĂ­der da maior organização criminosa especializada em golpes com cartões bancĂĄrios. Ele capturado após trabalho de inteligĂȘncia e investigação em uma mansão, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas jĂĄ foram vĂ­timas da quadrilha e tiveram um prejuĂ­zo de R$ 6 milhões.

O grupo criminoso utiliza um programa de computador especĂ­fico para simular um atendimento bancĂĄrio, obtendo os dados "teclados" pelas vĂ­timas em seus telefones. As pessoas acreditavam que era um procedimento antifraude da instituição bancĂĄria e digitavam os nĂșmeros dos cartões e senhas. Depois eram convencidas a entregarem o cartão, que a quadrilha alegava estar sendo utilizado indevidamente, e uma carta de contestação das operações não reconhecidas a um motoboy.

As investigações começaram, em novembro de 2020, quando 12 mulheres, que integravam um dos nĂșcleos da quadrilha foram presas. Após essa ação, a organização criminosa passou a atuar somente na comunidade Parque União, onde se escondia das ações policiais. O chefe do bando também começou a morar na região, onde assumiu um papel de prestĂ­gio junto aos narcotraficantes da localidade.

Durante a ação foram apreendidos diversos documentos, telefone celular, um carro de luxo avaliado em R$ 700 mil, além de uma moto elétrica, e diversos itens de luxo. O criminoso preso é do estado de São Paulo, onde jĂĄ foi preso duas vezes pela prĂĄtica dos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação ao trĂĄfico de drogas.

Quer receber nossas principais notĂ­cias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa pĂĄgina no Facebook é só clicar no botão


Comunicar erro
ComentĂĄrios