14/04/2024 (21) 979164559

Cidades

São Gonçalo faz pré-agendamento para castração de cães e gatos

Interessados devem acessar aplicativo Colab

Por Redação 19/02/2024 às 14:39:41

Foto: Diego Reis

Estão abertas as vagas para a pré-marcação das castrações de cães e gatos através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp) para as unidades do Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem) do Mutuá e do Alcântara. Ao todo, estão disponíveis 336 novas vagas para as cirurgias, sendo 84 castrações por semana em cada unidade.


As datas disponíveis para o pré-agendamento para a unidade Mutuá – dia em que os tutores ou pessoas indicadas por ele através do aplicativo Colab levarão a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia – são 26 de fevereiro e 4 de março. Já para a unidade de Alcântara, os dias disponíveis são 27 de fevereiro e 5 de março.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo alerta para que os tutores cheguem com 10 minutos de antecedência no dia da marcação. Datas e horários retroativos não serão agendados ou remarcados.

Os gonçalenses precisam ter dois dias disponíveis para a castração. O primeiro dia é aquele agendado através do aplicativo ou presencialmente e que serve para o responsável levar a documentação. A segunda data é o dia da cirurgia, que é marcada no dia da entrega dos documentos.

Se o tutor agendar pelo aplicativo, não tiver certeza de que estará disponível e ainda não chegou a data de comparecer ao Cavem, ele pode cancelar o agendamento no próprio aplicativo do Colab, dando oportunidade para que outra pessoa consiga realizar a marcação.

Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal (cães e gatos, machos e fêmeas) por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de 25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos, como shitzu, pug, buldogue francês/inglês, lhasa apso, boxer, boston terrier, shar-pei, pit bul e american bully, além de yorkshire, pinscher e poodles. Também não são feitas castração em gatos braquicefálicos, como birmanês, shorthair e persa.

Os protetores de animais poderão cadastrar um animal por mês. Para isso, eles devem procurar a Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria de Saúde, no Boa Vista, para preencher uma ficha de cadastro e, só depois, seguirem para o Cavem, às quarta-feiras, para a marcação das cirurgias. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.


Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar as unidades para realizar a marcação. No Mutuá, o atendimento presencial acontece às quartas e são realizadas 15 marcações. Em Alcântara, as marcações presenciais são às quintas. Os interessados devem chegar às 8h.


Hemograma – Por orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, as unidades vão solicitar o hemograma completo dos animais que passarão pela castração. O resultado do exame deve ser apresentado no dia da cirurgia. A intenção é evitar complicações durante as castrações, caso o animal tenha alguma doença pré-existente e que não consiga ser vista clinicamente.


Serviço – O Cavem Mutuá funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica.


Já o Cavem Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, Alcântara (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Comunicar erro
Comentários