27/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Unidas por interesse comum: mesmo sendo rivais, Graça e Panisset ficam lado a lado em evento de Dimas Gadelha

A rivalidade começou no ano de 2004 após Graça Mattos acusar Panisset de fake news.

Por Breendon Santos 08/03/2024 às 20:04:27

Foto: Reprodução

A polĂ­tica de São Gonçalo se mostra surpreendente a cada ano, principalmente em anos eleitorais. No passado, personagens polĂ­ticos marcaram época e eternizaram rivalidades que até hoje são lembradas. Muitos ex-candidatos sumiram, outros ainda tentam oportunidades ao lado dos novos destaques, como estĂĄ acontecendo atualmente.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Após anos de intensa rivalidade, Aparecida Panisset e Graça Mattos aparecem juntas ao lado do pré-candidato Dimas Gadelha (PT) em um evento do dia das mulheres, em São Gonçalo. Por um vĂ­deo nas redes sociais do próprio Dimas, Panisset, que virĂĄ como vice-prefeita na chapa do petista, chegou a discursar, mas não é possĂ­vel ouvir sua fala devido à mĂșsica da edição.

Não se sabe como estĂĄ a relação das duas antigas rivais atualmente, mas para derrotar o atual prefeito, o Capitão Nelson (PL), Dimas Gadelha fez algo que nem Sérgio Cabral enquanto governador conseguiu; unir as duas no mesmo ambiente em favor de um candidato.

ENTENDA A RIVALIDADE

Em 2004 a rivalidade aflorou após uma notĂ­cia falsa ser divulgada por São Gonçalo dias antes da eleição. Em uma época onde a internet não era de fĂĄcil acesso, diversos panfletos foram espalhados pelo municĂ­pio, e nesses panfletos uma informação: "Graça Mattos estĂĄ cuspindo no prato que comeu !". Com uma foto falsa e editada da Graça Mattos vestida como mãe de santo, o panfleto afirmava que ela era do candomblé.

A notĂ­cia foi uma bomba em um municĂ­pio com maioria evangélica, que acabou fazendo Graça Mattos perder a eleição com 37,24% dos votos vĂĄlidos, enquanto Panisset venceu com 51,95% dos votos vĂĄlidos. Graça chegou a acusar sua rival de ter sido a responsĂĄvel pela fake news, mas nunca passou de uma especulação por falta de provas.

Em 2008, Graça tentou novamente ser prefeita, mas viu sua rival ganhar disparadamente no primeiro turno com 56,05%, algo histórico até então, enquanto ela tinha ficado em segundo lugar com 20,78%. Na eleição seguinte, a rivalidade continuava, mesmo 8 anos após. O antigo PMDB, hoje MDB, apoiou Adolpho Konder (PDT) como substituto para Panisset no segundo turno, pois Graça mais uma vez perdeu. O interesse pelo municĂ­pio era enorme, jĂĄ que São Gonçalo é o 2° maior colégio eleitoral do estado do Rio.

No 2° turno, Neiton Mulim era candidato do Garotinho pelo PR, que viria como candidato à governador, disputando com Sérgio Cabral, também antigo rival. Para dominar São Gonçalo, o PMDB fez aliança com o PDT, logo era preciso que Graça estivesse junto com Panisset duante esse tempo, mas ela não aceitou subir no palanque por conta de tudo o que tinha acontecido. Por fim o apoio do então governador Sérgio Cabral de nada adiantou, e Neilton derrotou Konder na eleição.

A rivalidade continuou por muitos anos e ver ambas no mesmo espaço era praticamente improvĂĄvel. Panisset, ainda é figura importante no municĂ­pio. Com um feito histórico até hoje, Panisset é a Ășnica prefeita a conseguir dois mandatos consecutivos, vencendo principalmente no primeiro turno. Com sua popularidade alta, o Partido dos Trabalhadores viu nela a oportunidade de maior destaque e de também dialogar com lideranças evangélicas na cidade.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias


Comunicar erro
ComentĂĄrios