29/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Governo prevê nova negociação sobre direitos para motociclistas de app

Informação foi dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

Por Redação 20/03/2024 às 12:36:08

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva apresentou, no inĂ­cio do mĂȘs, um projeto de lei (PL) para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativo. O texto, entretanto, não abarca entregas executadas por motociclistas. O plano do governo federal é retomar a mesa negociação para, na sequĂȘncia, apresentar um projeto de lei que trate especificamente dessa categoria. A informação foi dada nesta quarta-feira (20) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

"Não foi o governo quem fez o projeto de lei. O projeto de lei é um resultado de uma mesa tripartite onde o governo coordenou, mas quem de fato negociou foram os trabalhadores e os empregadores", disse. "Se o governo fizesse o projeto que achasse o mais perfeito, mas não houvesse diĂĄlogo com os trabalhadores e empregadores, seguramente haveria oposição deles no decorrer da tramitação desse projeto no Congresso Nacional e, portanto, dificuldade de aprovação."

"Inicialmente, as empresas de plataformas de entrega de mercadorias também concordaram com os conceitos, mas, na hora em que chegou na valoração desses conceitos, as plataformas de entrega acabaram praticamente rompendo esse processo de negociação. Então, não é culpa do governo, da bancada de trabalhadores. Responsabilizo integralmente as empresas de plataforma de entregas, elas precisam voltar à mesa", completou.

Em entrevista a emissoras de rĂĄdio no programa Bom Dia, Ministro, Marinho destacou que as plataformas de entrega que utilizam serviços de motociclistas não concordam com o patamar de contribuição definido pelo governo. "Estabelecemos como um padrão mĂ­nimo aceitĂĄvel do ponto de vista da sustentabilidade do sistema previdenciĂĄrio brasileiro e também da proteção e remuneração ao trabalho. E é isso que estĂĄ em discussão em relação a entregas".

"O projeto de lei, portanto, abarca e dĂĄ cobertura tão somente para transporte de pessoas em veĂ­culos quatro rodas. Espero que o Congresso tenha – e tenho certeza de que terĂĄ – a sensibilidade para avaliar a escuta das lideranças que participaram da mesa, trabalhadores e empregadores, para aprovar o projeto. Na sequĂȘncia, temos que transitar no Congresso Nacional um projeto de proteção aos trabalhadores e motociclistas, todo o segmento de entrega."

"Vamos sim iniciar uma nova rodada de conversa com as empresas, vamos chamar, vamos fraquear essa possibilidade. Para ver se é tão real quanto eles tĂȘm falado que topam negociar", concluiu o ministro.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios