02/05/2024 (21) 979164559

Cidades

Moradores de comunidades em Niterói vão receber títulos de regularização de posse após crivo do ITERJ

Iniciativa do vereador Adriano Boinha (PDT) mobilizou o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro em várias comunidades

Por Redacao 22/04/2024 às 05:59:42

Foto: Divulgação

Imóveis devidamente documentos e direitos assegurados. É sob esse lema que equipes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, o ITERJ, têm percorrido diversas comunidades em Niterói. A intenção é reconhecer o direito à posse e à propriedade plena, assegurando centenas de famílias na cidade, sobretudo as de baixa renda. Para isso, o Instituto coleta e cadastra dados dos moradores locais.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Nascido e criado no Morro da Penha, onde o ITERJ já se prepara para a fase final de regularização, o vereador Adriano Boinha é quem lidera esse movimento na cidade. Segundo ele, moradores do Morro do Sabão também estão perto de obterem seus documentos.


"Além da Penha e do Sabão, outros locais também estão recebendo visitas técnicas para que avancemos na regularização dessas moradias e possamos reconhecer a função social da terra. São eles os Morros da Chácara, Arroz e Estado, onde pesquisadores já atuam levantando dados e iniciando os processos burocráticos", comenta Adriano Boinha.


Com esse trabalho, centenas de famílias terão um registro formal de suas casas e um novo motivo para celebrar: o cumprimento do direito constitucional à moradia plena.

"Esses documentos representam mais dignidade para pais e mães donas de casa que trabalham duro para terem seus tetos. É fundamental que nós, enquanto representantes da população, estejamos empenhados em garantir essa segurança para quem tanto precisa e merece", finaliza Boinha.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias


Comunicar erro
Comentários