18/05/2024 (21) 979164559

Geral

Tragédia sem fim: sobe para 113 o número de mortos durante a tempestade no RS; ; Previsão de mais chuvas intensas

RS tem 435 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.

Por Estagiária 10/05/2024 às 11:47:11

Foto: Lauro Alves/Secom

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise humanitária com os recentes temporais que assolam o estado. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (10), o número de mortos subiu para 113, com mais um óbito em investigação. Dos 497 municípios gaúchos, 435 enfrentaram problemas relacionados aos temporais, impactando cerca de 1,9 milhão de pessoas.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Milhares Desabrigados e em Perigo

Desde o início dos temporais, em 29 de abril, mais de 400 mil pessoas estão fora de casa, sendo que aproximadamente 70 mil recebem abrigo em locais de acolhimento, enquanto outras 337 mil encontram refúgio nas residências de amigos e familiares. Além disso, os registros apontam 756 feridos e preocupantes 146 desaparecidos, aumentando a angústia e a necessidade de mobilização para resgates e assistência às vítimas.

Previsão de Novas Intempéries

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a continuidade das chuvas intensas nesta sexta-feira (10), com acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros. Mudanças na direção dos ventos, soprando predominantemente do sul, devem complicar o escoamento das águas dos rios Guaíba e Lagoa dos Patos. As regiões mais afetadas devem ser o Norte e o Leste do estado, agravando ainda mais a situação das comunidades já impactadas pelos temporais anteriores.

Redução Tímida no Nível do Guaíba

Enquanto o estado enfrenta os desafios das chuvas incessantes, uma leve redução no nível do Rio Guaíba em Porto Alegre traz uma pequena esperança. Registrando 4,74 metros nesta sexta-feira (10), é a primeira vez desde o último sábado (4) que se observa uma baixa. No entanto, o rio ainda está mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros, mantendo a preocupação com o potencial de enchentes e danos à população ribeirinha.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias


Comunicar erro
Comentários