20/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Imperícia e imprudência ao volante doerá no bolso de condutores em São Gonçalo

Condutores de veĂ­culos motorizados terão que arcar com os prejuĂ­zos causados ao patrimônio pĂșblico em decorrĂȘncia de acidentes de trânsito

Por Wanessa Dias 23/11/2021 às 23:39:52

Segunda cidade mais populosa do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo traz a reboque um problema comum no trânsito das grandes metrópoles, registrando um quantitativo de acidentes superior ao de algumas capitais do paĂ­s. No municĂ­pio, o desrespeito às leis federais que regem a condução de veĂ­culos motorizados é flagrante, os danos materiais causados ao patrimônio pĂșblico são constantes e os prejuĂ­zos financeiros que o Sistema Único de SaĂșde tĂȘm que arcar são enormes.

Com o intuito de conscientizar os condutores sobre a necessidade de se reduzir esse volume de acidentes na cidade, a Câmara Municipal aprovou na sessão desta terça-feira (23), em primeira votação, o Projeto de Lei nÂș 0253/2021, que propõe a obrigatoriedade da restituição ao erĂĄrio, pelos danos gerados ao patrimônio pĂșblico, em decorrĂȘncia de acidentes de trânsito. Dos vereadores presentes, 16 votaram a favor.

Autor do projeto, o vereador Cici Maldonado (PL), justificou sua iniciativa.

"Além dos custos com tratamento médico e hospitalar das vĂ­timas, o MunicĂ­pio ainda é compelido a usar recursos dos contribuintes para reparar danos materiais em decorrĂȘncia de acidentes, a maioria, causados por condutores que não respeitam as leis de trânsito. Assim sendo, os cidadãos que pagam impostos e agem de maneira correta no trânsito, são duplamente penalizados: seja pela falta de leitos hospitalares ocupados com as vĂ­timas do acidente, seja pelo custo dos reparos ao patrimônio pĂșblico", concluiu o vereador Cici Maldonado.

Em breve data, o projeto entrarĂĄ em segunda votação no PlenĂĄrio e, caso seja novamente aprovado, serĂĄ publicado em DiĂĄrio Oficial pela PresidĂȘncia da Câmara Municipal e encaminhado ao Poder Executivo, para que o prefeito, dentro do prazo legal de 15 dias, sancione ou vete.

Quer receber nossas principais notĂ­cias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa pĂĄgina no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
ComentĂĄrios