08/05/2024 (21) 979164559

Vida feliz

BENDITA CRISE!

Você é uma pessoa paciente nas tribulações?

Por Deivinson 19/07/2022 às 08:02:19
Foto de nappy: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-crianca-lendo-a-biblia-sagrada-935944/

Foto de nappy: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-crianca-lendo-a-biblia-sagrada-935944/

"Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos" (2Coríntios 1.6).

///

Quando Deus quer treinar um homem,

Provar e habitar nesse homem:

Quando Deus quer moldar um homem

Para que lhe desempenhe a parte mais nobre:

Quando Ele anseia de todo coração

Construir um homem tão grandioso e audaz

Que ao mundo inteiro surpreenda...

Veja então os métodos de Deus, observe Seus meios!

Como aperfeiçoa sem piedade

Aquele a quem regiamente elege;

Como forja e fere.

Lapidando e dando formas que só

O próprio Deus pode entender

Mesmo enquanto seu homem chora,

Erguendo a mão suplicante...

Ainda assim Deus o verga, mas nunca quebra.

Se isto para o bem do homem for prometido,

Quando Ele usa aquele escolhido,

E com cada propósito une

O homem ao ato, e o ato ao homem,

E foi assim desde o começo.

Quando Deus provar seu esplendor,

O homem saberá o que Ele está fazendo!

[Dale Stone. In: KIZZIAR, Dennis. Vencendo as crises: transformando as situações desfavoráveis da vida em fatores de libertação e sucesso. Editora Sepal.]

///

Você é uma pessoa paciente nas tribulações? Ou perde facilmente a serenidade diante dos conflitos de sua existência? O senso comum define paciência como a capacidade de sofrer ou suportar crises com calma e sem reclamar. Mas quem realmente consegue passar por lutas na vida sem se sentir, em algum momento, desamparado ou desesperado? Quem nunca abriu a boca para reclamar de algo na vida, que atire a primeira pedra!

Eu mesmo não posso atirar sequer uma pedrinha de açúcar, mas isso não me impede de fazer valer a Palavra de Deus na minha vida. Eis um detalhe bíblico importante: a paciência diante das tribulações é uma atitude de confiança irrestrita em Deus. A palavra grega para paciência é hupomone, que tem os seguintes significados: (1) estabilidade, constância, tolerância; e (2) paciente, que espera por alguém ou algo lealmente.

Basicamente este é o significado de paciência no Novo Testamento. A pessoa paciente não se desvia de seu propósito e se mantém fiel ao Senhor. Mesmo diante das maiores provações e sofrimentos, o paciente não abandona a fé nem o exercício da piedade.

O Senhor não tem procurado servos perfeitos – como alguns "santarrões" de porta de igreja gostam de propagandear sobre si mesmos (confira em Lucas 18.10-14). O Senhor busca adoradores sinceros, que conhecem os seus limites e olham para si mesmos como dependentes de Deus em todas as coisas. Não se julgam como baluartes inumanos e fortalezas inabaláveis da fé e da ortodoxia evangélica: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (João 4.23).

Reconheço que não é nada fácil ser paciente nas tribulações. Nós, pobres mortais que vivemos sob o sol e a chuva, sabemos disso. O próprio Jesus sentiu na pele essa triste realidade: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lucas 22.42). A diferença do Senhor Jesus em relação a você e eu está no fato de que Ele realmente confiou no Pai, sem reservas. Esse é o difícil passo a ser dado pelo ser humano. Difícil, mas não é impossível. Para confiar em Deus sem reservas é preciso, antes de tudo, conhecê-lo muito bem.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Oseias 6.3).

Nesse versículo, o profeta destaca três verdades importantes para a vida do cristão. A primeira é que devemos conhecer o Senhor. Não o conhecimento meramente teológico ou intelectual, mas o prático – em hebraico, o verbo conhecer yada traduz a ideia de um conhecimento íntimo, enraizado no convívio contínuo, no andar passo a passo. Já a expressão "prossigamos em conhecer" traduz a ideia de perseverança na busca pelo conhecimento íntimo do Senhor. Mais do que isso nos diz o salmista Davi: "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" (Salmo 25.14; cf. Provérbios 3.32). Só depois dessa íntima e perseverante comunhão é que as bênçãos serão experimentadas, e "ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra". A chuva serôdia é aquela que vem fora do tempo, inesperada. Se atentarmos para o contexto histórico de Oseias 6.3, veremos que o profeta se refere à libertação repentina do povo de Deus do duro cativeiro.

Sim, há uma promessa de vitória para você que hoje talvez esteja semeando com lágrimas (Salmo 126.5,6). Mesmo em meio às crises, continue perseverando diante delas. Ainda que você chore durante uma noite inteira, tenha a certeza de que a alegria do Senhor virá pela manhã (Salmo 30.5). E depois de tudo você finalmente poderá suspirar: Bendita crise!

///

DEIVINSON BIGNON é Pastor Congregacional, mestre em Ciências da Religião, teólogo, professor de Hebraico Bíblico e Exegese Bíblica, escritor, integrou a equipe de revisores da Bíblia de Estudo Mathew Henry e é publisher da Editora Contextualizar, com vasta experiência em publicação para autores evangélicos iniciantes.

TODOS OS SEGREDOS DO SALMO 23 REVELADOS DIRETO DA BÍBLIA HEBRAICA

FAÇA CONTATO

Facebook: https://www.facebook.com/deivinson.bignon

Instagram: @deivinsonbignon

Twitter: @BignonDeivinson

///

Canal do Youtube: https://bit.ly/383Dr57

Podcast Exegese & Exposição: https://we.fo/1483434506

Publique seu livro: https://www.contextualizar.com.br

Comentários