26/04/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Por Dieta & Saúde 22/10/2020 às 18:16:10

Os alimentos termogênicos são aqueles que, em sua composição, possuem princípios ativos, chamados de fitoquímicos, substâncias que realizam a termogênese, ou seja, atuam no sistema nervoso central, aumentando a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e estimulando o gasto de energia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo, aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.

A ação termogênica é a propriedade de acelerar o metabolismo, transformando os nutrientes em energia e diminuindo a formação de depósitos de gordura.



COMO FUNCIONAM:

Os alimentos termogênicos têm a capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão. Todos os alimentos são considerados termogênicos, porém existem alguns que se destacam porque induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado gastando, assim, mais calorias. As atividades realizadas pelo corpo consomem energia, e isso inclui também o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer, especialmente quando você ingere alimentos termogênicos naturais.

Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

Os alimentos termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia, o que aumenta a saciedade e reduz a sensação de fome, diminuindo a vontade de consumir doces e comer em excesso.

Isto favorece não só a quem perde peso, mas auxilia nos casos de falta de energia. A grande maioria dos produtos termogênicos é à base de taurina e cafeína; alguns apresentam uma planta denominada Citrus Aurantium, concentrado de guaraná, concentrado de casca de laranja, concentrado de mate, concentrado de chá verde, carnitina, entre outros.


ALIMENTOS TERMOGÊNICOS MAIS CONHECIDOS:

? CHÁ VERDE: vários estudos têm investigado os efeitos do chá verde no controle de peso, mostrando benefícios no aumento do gasto energético, na oxidação de gorduras e na redução da absorção de lipídios pelo intestino, auxiliando no emagrecimento. Além disso, é rico em antioxidantes, prevenindo contra doenças cardiovasculares. Mas cuidado! Por possuir cafeína, hipertensos só devem utilizá-lo com orientação. Pode ser usado in natura, em infusão, ou em cápsulas, com doses que variam para cada caso.

? CAPSAICINA: (Pimenta vermelha): auxilia na redução de radicais livres no organismo, possuindo ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, aumenta o metabolismo lipídico, diminuindo o acúmulo de gordura corporal. Por ter um gosto picante, nem todos a toleram ingerir in natura, sendo, neste caso, recomendada sua utilização em cápsulas de acordo com a individualidade bioquímica. Mas existem algumas contraindicações – pessoas com gastrite e hemorroidas devem evitar sua utilização.

GENGIBRE: pode ser usado cru, refogado com legumes, em pó ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã e couve. Pode também ser consumido em cápsulas. Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

? LARANJA AMARGA: (Citrus aurantium): aumenta a oxidação lipídica e acelera o metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e, conseqüentemente, a queima de estoques de gordura. Mas atenção – pode provocar ansiedade e palpitação em indivíduos suscetíveis. O Sinetrol é um extrato patenteado de frutas cítricas (laranja vermelha, toranja e citrus) e extrato de guaraná, proporcionando também um pique extra antes da atividade física

. CAFEÍNA: além de aumentar a temperatura corporal e promover a queima de caloria, É uma substância vegetal estimulante, capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro e promover diversos benefícios como o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além do efeito termogênico. Pessoas com pressão alta, gastrite e problemas cardiovasculares não devem utilizar. Mas atenção ao horário de uso! Pode provocar insônia quando consumido a partir do final da tarde.

? ERVA MATE: (Ilex paraguariensis): Além de polifenóis com atividade antioxidante, esta erva é lipolítica e retarda o esvaziamento gástrico, auxiliando na redução da gordura visceral e aumentando a saciedade. Na forma de cápsulas, utiliza-se a Pholianegra, que é o extrato padronizado da erva.

CHÁ DE HIBISCO: Estimulante e acelera o metabolismo potencializando a queima calórica, entre outros bebefícios.

VINAGRE DE MAÇÃ: A acidez do vinagre de maçã parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico quando consumido.

SEMENTE DE LINHAÇA: É um dos alimentos termogênicos poderosos; rica em fibras insolúveis, auxiliando na queima de gordura e em promover a saciedade por mais tempo. Ela também cuida da saúde digestiva e na prevenção do envelhecimento precoce.

CANELA: ela também aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento.


OS TERMOGÊNICOS PODEM PROVOCAR ALGUM EFEITO COLATERAL?

Os termogênicos aceleram o metabolismo, fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente, o que torna a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, insônia, hipertireoidismo, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados. Como qualquer substância que altera o metabolismo, os termogênicos podem trazer riscos à saúde do indivíduo quando usados de forma incorreta ou por pessoas muito sensíveis. Em geral, são contraindicados para gestantes, lactantes, crianças, idosos e pessoas que sofrem de doenças que podem ser exacerbadas pelos efeitos colaterais

OS PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS SÃO:

Hipertensão arterial; taquicardia; arritmias cardíacas; insônia; sensação de calor; problemas gástricos; intoxicação; náuseas e vômitos; ansiedade e inquietação; dor de cabeça; falta de concentração.


COMO OS TERMOGÊNICOS DEVEM SER USADOS?

Mesmo quando usados na forma de alimentos, os termogênicos devem ser indicados por um nutricionista funcional, para se consumir na hora e na quantidade adequadas, a fim de se alcançar os objetivos propostos. No caso de sua utilização em cápsulas, o ideal é se utilizar suplementos de marcas renomadas ou manipulados, feitos somente com o princípio ativo do alimento e numa dosagem segura, específica para cada pessoa. Se forem consumidas em cápsulas, devem ser ingeridas antes do treino. O principal problema dos suplementos vendidos no mercado é justamente a alta dosagem, que pode causar efeitos colaterais.

SOZINHOS NÃO FAZEM MILAGRE:

Para perder peso o ideal é praticar exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado, mas são grandes aliados na perda de peso, porque também aumentam a disposição! E não se esqueça que o mais importante para se obter resultados satisfatórios no processo de emagrecimento é associar a ingestão de alimentos termogênicos a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, indicados de acordo com suas características únicas!


Carla Mendonça Nutricionista CRN 921001487 @paporetocomanutri


Comentários