01/05/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Comer sem culpa nas festas de Natal e Ano Novo

Faça boas escolhas!

Por Dieta & Saúde 21/12/2020 às 16:44:25

Alimente-se bem nas festas de Fim de Ano

Vamos agradecer ! Sim, agradecer por estarmos aqui, saudáveis com as pessoas que amamos ao nosso lado.

Estamos nos despedindo de mais um ano que foi muito difícil para todos nós. Quanta tristeza, ansiedade, preocupação, privação, isolamento, distanciamento, perdas e cuidados.

Sempre que nos aproximamos das festas de Natal e Reveillon, um clima diferente invade as pessoas, é época de comemorar e celebrar a união das famílias, o nascimento do menino Jesus !

Nesta época muitas pessoas ficam mais dispostas a comer e a beber mais do que deveriam, e com tanta oferta de bebidas e comidas gostosas , fica difícil pensar em dieta e ao contrário, muita gente acaba engordando .Os regimes de emagrecimento realizados durante todo o ano ficam seriamente ameaçados mas na verdade não é tempo para culpas e sim para boas opções, sem exagero, sem gula. Comer de tudo um pouco é normal, desde que seja com moderação e bom senso, Afinal, quem resiste a tantas tentações?
O importante é ter o hábito ao longo do ano de fazer refeições saudáveis mesmo nos momentos de recaídas. De nada adianta fazer dietas milagrosas, Reeducação alimentar é a palavra de ordem (aprender o que, quanto e como comer) , assim, os excessos de fim de ano não comprometerão o nosso organismo que sabe compensar os descuidos ocasionais.


Algumas dicas que valem ouro:

Quando conhecemos melhor o que comemos fica bem mais fácil. Aqui seguem algumas sugestões para melhor esclarecer o que comer sem culpa para não entrar no ano novo com a consciência pesada :

Mantenha o controle, não se deixe levar por apelos visuais. Você é responsável por suas escolhas..

Antes da ceia procure fazer um lanche leve com frutas, iogurte, suco. Não espere sentir fome.

Coma bem devagar, este gesto estimula o centro da saciedade e você acaba comendo menos .

Fracione a alimentação em pelo menos 4-5 refeições, comendo menores quantidades mais vezes ao dia.

Nas ceias de fim de Ano , muitos alimentos servidos são originários da Europa onde nesta época do ano é muito frio. Assim, a combinação de pratos pode aumentar principalmente o consumo de gorduras e os, quilos na balança. Manter a tradição não significa abolir os princípios nutricionais. É perfeitamente possível criar uma ceia de Natal leve, sem excesso de carnes gordurosas, Muitos alimentos apresentam a gordura oculta ,escondida como nos queijos amarelos, amendoins, os biscoitos ,salames, patês, maioneses, chocolates, sorvetes entre outros. Algumas substituições são muito válidas e mais saudáveis, como por exemplo substituir a rabanada frita pela assada, sorvete (contém gordura do leite) pelo picolé de fruta (contém suco de frutas), o chocolate aso leite pelo 70% de cacau, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos, etc. aproveitando a grande variedade de peixes, legumes e frutas cultivados no Brasil. Estes alimentos poderão deixar a ceia mais apetitosa , saudável e menos calórica.

As salada de folhas verdes, evitam o consumo exagerado do prato principal, ajuda na melhora do trânsito intestinal, na eliminação das gorduras dos alimentos consumidos, colabora com a saciedade, e também evitam aquela sensação de estômago muito cheio; Dê preferência aos alimentos preparados com legumes cozidos temperados como saladas, evitando o consumo de preparações com maionese.

Dê preferência aos peixes; carnes de aves, como Peru, chester ou frango, (sem pele) são as que contêm níveis menores de gorduras.
Caso prefira carne de porco, utilize o Lombo que é menos gorduroso, já o Tender, leitão e costela, são muito gordurosos e calóricos.

Quando optar por lombo ou tender, guarneça – os com arroz simples, saladas diversas (com limão e sal), ou legumes com molhos a base de iogurte.

Outras fontes de gorduras e colesterol são as gemas de ovos, manteiga, miúdos de frango e outras vísceras de animais, creme de leite, maionese, queijos amarelos e alguns frutos do mar, como camarão e caranguejo. Portanto, se você possui um alto nível de colesterol, estes alimentos devem ser evitados.

Para não se privar do consumo de farofas, prefira as que não levam bacon, ovos, carnes picadas, como as que são preparadas com frutas secas, nozes e legumes. Caso não haja como preparar uma farofa especial como essa, na hora de consumir a "normal", retire o excesso do bacon, e demais alimentos gordurosos.

No caso das sobremesas, elas devem ser escolhidas cuidadosamente. Em geral as sobremesas são riquíssimas em calorias por possuírem alto teor de gorduras e açúcares. Procure escolher as opções de frutas frescas como manga, pêssego, uva, ameixas, pêssegos; abacaxi; melancia; cereja,, saladas de frutas, e com moderação as frutas secas, como uva passa, tâmara, damascos gelatinas com frutas, mousses, sorvetes de frutas ou, até mesmo, uma pequena fatia de panetone , as frutas natalinas como as nozes, castanhas, amêndoas e avelãs não contém colesterol, mas são uma boa fonte de gorduras, o ideal ´comê-las com moderação.

As bebidas alcoólicas também contribuem e muito para o ganho de peso por isso o seu consumo deve ser moderado . Cada grama de álcool, fornece cerca de 7 calorias ao organismo. Além de serem altamente calóricas (100ml de champanhe, 1 taça, equivale a 110 Kcal), as bebidas alcoólicas estimulam o apetite, prefira as bebidas não alcoólicas, especialmente sucos ou refrigerantes diets, deixando os drinques ou champanhe para brindar. Outra ótima dica, é sempre segurar um copo de refrigerante diet, suco ou água com gás na mão. Isto evita que continuem lhe oferecendo bebidas calóricas

. As calorias ingeridas em excesso nas Festas podem perfeitamente ser o suficiente para recuperar o peso corporal que foi diminuído com meses de dieta alimentar. No dia seguinte as festas é muito importante retomar uma alimentação equilibrada, evitando consumo excessivo de gorduras, e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco) aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras, como as frutas, cereais integrais, hortaliças e vegetais e dar preferências para as carnes magras ( peixes e aves), leite e iogurtes desnatados, queijos brancos. Ingerir muitos líquidos, água principalmente ( 2l/dia) . Opte por preparações assadas e grelhadas sem molho. Lembre-se que fazer exercícios faz bem a saúde e ajuda a queimar as calorias armazenadas neste período.

Faço votos que o ano de 2021 seja grandioso, um ano de muitas realizações, de muita saúde e qualidade de vida.

Boas festas!

Carla Mendonça Nutricionista CRN 921001487 @paporetocomanutri

Dicas sobre o valor calórico de alguns alimentos da ceia

Ameixa - 1 unidade – 25 calorias
abacaxi – 50 calorias 1 fatia

Melancia – 60 calorias 1 fatia média

Amêndoa - 1 unidade – 63 calorias

Avelã - 1 unidade – 63 calorias
nozes – 1 unidade 70 calorias

Damasco - 1 de tamanho médio – 20 calorias

Frutas cristalizadas – 62 calorias 1 col. De sopa
Panetone - 1 fatia – 280 calorias

Peixe 1 filé grelhado 90 calorias

Peito de Peru cozido - 1 fatia fina – 105 calorias

Porco –lombo 200calorias 100g

Tender - 1 fatia – 180 calorias
Champanhe - 1 taça – 110 calorias
Rabanada - 1 unidade - 187 calorias
Champanhe - 1 taça - 110 calorias
Uísque - 1 dose - 240 calorias
Vinho tinto - 1 taça - 129 calorias
cerveja - 1 copo de 240ml 101 calorias

Refrigerante 1 lata 145 calorias




Comentários