14/05/2024 (21) 979164559

Política

Vereadores discutem serviço prestado pela Águas do Rio em São Gonçalo

Por Redação 17/04/2023 às 12:44:23

Foto: Divulgação

Após inúmeras reclamações por parte da população referentes aos serviços prestados pela empresa Águas do Rio, o plenário Joaquim Lavoura sediou, na manhã do dia 30,uma Audiência Pública com a concessionária. Presidida e requerida pelo vereador e presidente da Comissão de Obras e Serviços Púbicos, Cici Maldonado (PL), a audiência reuniu os representantes da empresa e os gonçalenses. A concessionária disponibilizou na recepção do Palácio 22 de Setembro, uma equipe que realizava o atendimento dos munícipes, tirando dúvidas e verificando possíveis erros de serviço.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

O parlamentar Cici Maldonado (PL) após dias usando a tribuna nas sessões plenárias, seguiu questionando a empresa Águas do Rio pelos serviços entregues a população. O vereador demonstrou sua indignação e exigiu explicações plausíveis. "Eu espero que saiamos desta audiência de forma positiva, esperamos receber uma satisfação e mais que isso, que os problemas sejam solucionados e o povo atendido. Quando fomos apresentados a esta empresa parecia algo ótimo, mas infelizmente nos enganamos e hoje temos total insatisfação popular. Depoimentos de cobranças abusivas, contas que antes eram 100 reais, hoje chegam a 600 reais, taxas de serviços que, na verdade, não são entregues.

Já o chefe do Poder Legislativo, Lecinho Breda (MDB), se solidarizou pelos depoimentos da população, em especial a Dona Fátima, que estava 20 dias sem água em sua casa. A senhora diz que desde que a empresa assumiu não temos mais dia certo para cair água, precisando ficar a madrugada acordada esperando água chegar. Lecinho (MDB) pontuou que recebeu Dona Vera e mais algumas senhoras em sua casa em um dia de domingo, que pediam ajudam com a falta d"água."Eu fiquei 20 dias sem cair uma gota de água na minha caixa, e fiquei realmente muito indignado assim como muito aqui estão. A manobra desta água está sendo feita de uma maneira muito errada hoje, se antes com a CEDAE recebíamos água na nossa caixa e na nossa cisterna, e hoje nem na cisterna temos mais. São muitas reclamações, cobrança em locais que estão fechados, um preço absurdo, fora lugares que não se vê água a semanas. Temos que achar uma solução urgente, ninguém deve ficar sem água e principalmente, estando em dia com os débitos da empresa".

A cidadã gonçalense, Dona Vera, é moradora do bairro do Porto Novo e demonstrou estar envergonhada com os serviços prestados para população. "Eu, uma senhora que luta para pagar suas contas, receber um telefonema da Águas do Rio dizendo que eu estava em débito mesmo eu estando com a conta de março paga, regularizada. Uma empresa que só abre buracos e não conserta, a água que não chegar nunca, ontem mesmo ela não chegou. É um absurdo o descaso que está acontecendo aqui em São Gonçalo. Cada carro que chega na minha rua e anoto as placas, porque além de não ter água os funcionários tratam mal os clientes. Então eu realmente espero que com esta audiência as coisas caminhem, que os diretores aqui presentem ouçam o nosso apelo".

Dr. Sérgio Braga, o Diretor Superintendente da Águas do Rio, expressou ter feito um investimento de modo geral na cidade de São Gonçalo, mas pouco aparente para a população. "Não levamos água para bairros que ainda não tem água, porém pretendemos fazê-lo neste segundo ano, temos um investimento grande começando por bairros apontados pela Prefeitura. Precisamos realizar este serviço, regularizar áreas abastecidas hoje de maneira precária e fazer também um trabalho de combate as perdas. Fica aqui registrado que todos os preços que a gente cobra, são pre-estabelecidos e aprovados, disponibilizados na concessão e no regulamento. Nós não temos autonomia para mudar estes valores, mas isto não impede que possamos ter feito algum cálculo errado e que possa ser revisado". O diretor ainda definiu que quem não possui hidrômetro passará a pagar apenas o mínimo em suas cobranças

Além do vereador Cici Maldonado (PL), compuseram a Mesa Diretora o Presidente da Câmara, Lecinho (MDB), o vereador Jorge Mariola (PODEMOS); os Deputados Estaduais Eleitos, Douglas Ruas (PL), Prof.Josemar (PSOL) e Filippe Poubel (PSL); e o Diretor Superintendente da Águas do Rio, Dr. Sérgio Braga. Estiveram presentes, também, outros parlamentares componentes da Casa Legislativa, além de representantes de Secretarias Municipais e a população gonçalense.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias. Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários