02/05/2024 (21) 979164559

Política

Nova lei obriga que exames devem ser cancelados com pelo menos 2 horas de antecedência no Rio

A lei foi publicada no Diário Oficial nesta sexta (19) e já está em vigor.

Por Breendon Santos 19/04/2024 às 19:51:59

Foto: Divulgação

Uma nova legislação na cidade do Rio de Janeiro exige que unidades hospitalares comuniquem o cancelamento de exames agendados com antecedência. A norma foi divulgada no Diário Oficial nesta sexta-feira (19).

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

De acordo com a lei, hospitais, clínicas, centros de imagens e laboratórios localizados na capital devem informar os pacientes com pelo menos duas horas de antecedência em relação ao horário marcado.

"A comunicação com o paciente deverá ser feita por telefone, endereço eletrônico ou aplicativo de mensagens. Por telefone, o contato deverá ser tentado no mínimo três vezes", determina a legislação.

Quando entrar em contato com o paciente, o setor responsável deve fornecer três alternativas de datas e horários para a realização de um novo exame, dentro de um período de uma semana a partir da data cancelada. Por exemplo, se o exame estiver agendado para uma terça-feira, a clínica deve oferecer três opções de datas antes da terça-feira seguinte.

O vereador Paulo Pinheiro (Psol), um dos autores da legislação, afirmou que o objetivo é reduzir os inconvenientes causados por um eventual cancelamento, como deslocamentos desnecessários. A lei foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes e já está em vigor.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários