19/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Medida provisória suspende reajuste de remédios por 60 dias

Por Wanessa Dias 02/04/2020 às 04:55:43

Governo decidiu adiar remarcação anual de preços por causa da epidemia de covid-19 Foro: Agência Senado

A suspensão do ajuste anual no preço dos medicamentos por 60 dias, anunciada via Twitter e em pronunciamento oficial do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (31), estĂĄ prevista na Medida Provisória (MP) 933/2020, publicada no mesmo dia em edição extra do DiĂĄrio Oficial da União.

Segundo o texto, fica suspenso, pelo prazo de 60 dias, o reajuste dos medicamentos para o ano de 2020, em razão dos efeitos da EmergĂȘncia em SaĂșde PĂșblica de Importância Nacional, declarada pelo Ministério da SaĂșde em decorrĂȘncia da infecção causada pelo coronavĂ­rus SARS-CoV2, a covid-19.

O preço de diversos medicamentos no Brasil é tabelado. O ajuste anual é definido pela Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) e passa a valer a partir de 1Âș de abril de cada ano, conforme a Lei 10.742, de 2003. Dessa forma, o reajuste deste ano poderĂĄ ser aplicado a partir de junho.

O percentual de aumento é calculado por meio de uma fórmula que considera a variação da inflação (IPCA), ganhos de produtividade das fabricantes de medicamentos, variação dos custos dos insumos e caracterĂ­sticas de mercado.

Tramitação

As MPs, durante a vigĂȘncia da calamidade pĂșblica, seguirão um rito diferenciado, determinado por ato da Câmara dos Deputados e do Senado. Segundo essas novas regras, as medidas poderão ter a votação concluĂ­da em 16 dias, ante os 120 até então vigentes.

A deliberação serĂĄ remota, e ocorrerĂĄ diretamente nos PlenĂĄrios de cada Casa, sem necessidade de passar por comissão mista. Ato complementar vai disciplinar a situação de cada uma das medidas provisórias que estavam no Congresso antes da edição do ato, como prazos para emendas, caso da MP 933.


Fonte: AgĂȘncia Senado

Comunicar erro
ComentĂĄrios