19/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Decisão do STF: Maioria apoia indenização à família de vítima de bala perdida em operação do exército no Rio de Janeiro

Debate no STF aborda responsabilidade estatal em casos de vĂ­timas de balas perdidas em operações policiais

Por Redação 08/03/2024 às 22:35:13

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (8), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da decisão de que a União deve indenizar a famĂ­lia de uma vĂ­tima de bala perdida durante uma operação do Exército no Rio de Janeiro, ocorrida em 2015 no Complexo da Maré.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O caso estĂĄ sendo analisado no plenĂĄrio virtual, onde os ministros discutem se o Poder PĂșblico deve arcar com indenizações nos casos de mortes por balas perdidas durante operações policiais, mesmo quando a origem do disparo não pode ser verificada.

Entretanto, não houve consenso em relação às propostas de tese apresentadas para o caso. Quatro propostas diferentes foram colocadas em pauta:

A proposta do relator, ministro Edson Fachin, que responsabiliza o Estado quando hĂĄ morte de pessoas por balas perdidas em operações policiais;

A do ministro Alexandre de Moraes, que defende que os governos só devem pagar indenização por danos quando hĂĄ comprovação de onde partiu o tiro;

A do ministro André Mendonça, que considera que hĂĄ responsabilidade nessas circunstâncias quando se mostra "plausĂ­vel o alvejamento por agente de segurança pĂșblica".

A do ministro Cristiano Zanin, que entende que "a perĂ­cia inconclusiva sobre a origem de disparo fatal durante operações policiais e militares não é suficiente, por si só, para afastar a responsabilidade civil do Estado".

Com isso, nos próximos dias, a redação de uma tese comum entre os ministros poderĂĄ ser anunciada após a proclamação do julgamento ou em uma sessão presencial.


---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios