18/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Ministro do STF nega arquivar caso de Eduardo Paes sobre suposta doação ilegal

InquĂ©rito foi aberto em 2017 na esteira da Operação Lava Jato.

Por Breendon Santos 12/03/2024 às 20:56:16

Foto: Reprodução STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira (11) o pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), para arquivar o inquérito que investiga uma suposta doação ilegal para a campanha do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) em 2014.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Mendonça concedeu um prazo de 60 dias para que a PolĂ­cia Federal conclua as diligĂȘncias pendentes e apresente o relatório final. Em sua decisão, o ministro destacou que esta é a "Ășltima prorrogação".

Os advogados de Paes e Pedro Paulo argumentaram no STF pelo encerramento do caso devido ao prolongamento das investigações. Eles afirmaram que tanto a Procuradoria-Geral da RepĂșblica quanto a PolĂ­cia Federal deixaram o caso estagnado por anos. O inquérito foi instaurado em 2017 no contexto da Operação Lava Jato.

Na decisão, Mendonça afirmou que a própria PGR apontou a necessidade de uma Ășltima extensão do prazo de investigação para que o caso seja concluĂ­do.

"Muito da demora no trâmite do presente inquérito se deu por caracterĂ­sticas especĂ­ficas do feito, entre as quais os recursos defensivos, a substituição do Relator e o tempo decorrido para manifestações judiciais e da PGR, em razão do enorme volume de processos, não havendo se falar em uma efetiva investigação policial sem fim ou de veleidade infundada dos órgãos persecutórios", escreveu o ministro.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios