17/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Conselho de Ética instaura processo contra o deputado Chiquinho Brazão nesta quarta

Por Redacao 09/04/2024 às 05:28:10

Foto: Divulgação / Camara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaura nesta quarta-feira (10) o processo contra o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). A reunião estĂĄ marcada para as 10 horas no plenĂĄrio 2.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Chiquinho Brazão estĂĄ preso desde o Ășltimo dia 23. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do seu motorista, Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro. Na época, Brazão era vereador na capital fluminense.

Brazão nega as acusações. Segundo ele, os debates que manteve com a vereadora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro não podem ser utilizados como motivo para ligĂĄ-lo ao assassinato de Marielle. "Eu estava ali lutando para aprovar o projeto de lei que regulamentava em um perĂ­odo de um ano os condomĂ­nios irregulares", se defendeu por videoconferĂȘncia em reunião da Comissão de Constituição e Justiça.

O Psol pede a cassação do mandato de Brazão (Representação 4/24). "O deputado federal Chiquinho Brazão desonrou o cargo para o qual foi eleito, abusando das prerrogativas asseguradas para cometer as ilegalidades e irregularidades. A sua cassação é uma necessidade: a cada dia que o representado continua como deputado federal, é mais um dia de mĂĄcula e de mancha na história desta Câmara", diz representação do partido.

Depois que o processo for instaurado serĂĄ sorteada a lista trĂ­plice para escolher o relator.

Israel e Palestina
O conselho também vai instaurar um processo do PL contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O partido acusa Braga de agredir o deputado Abilio Brunini (PL-MT) durante audiĂȘncia na Comissão de Legislação Participativa sobre a guerra entre Israel e a Palestina (Representação 1/24).

Depois que o processo for instaurado serĂĄ sorteada uma lista trĂ­plice para escolha do nome do relator.

Em outro processo, com tramitação mais adiantada, o PT acusa Brunini de ofender palestrantes na mesma audiĂȘncia (Representação 28/23). O relator, deputado Alexandre Leite (União-SP), recomendou censura verbal a Brunini.

Esse parecer também estĂĄ na pauta da reunião desta quarta.

O conselho também precisa votar:

  • o parecer do deputado Julio Arcoverde (PP-PI) à Representação 23/23, do PT, Psol, PCdoB e PSB, contra o deputado Ricardo Salles (PL-SP).Os partidos acusam Salles de, durante uma reunião da CPI do MST, fazer "apologia ao regime de exceção que vigorou entre os anos 1964 e 1985 no PaĂ­s".A fala de Salles, na avaliação das legendas, viola o decoro parlamentar e configura crime comum.
  • o parecer do deputado João Leão (PP-BA) à Representação 24/23, do PL, contra a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

O PL afirma que Sâmia atacou a honra e a imagem dos deputados
Ricardo Salles e Delegado Éder Mauro (PL-PA), em uma reunião da CPI do MST.

Segundo o PL, Sâmia insinuou que Salles estava agindo em favor de financiadores da sua campanha eleitoral para a Câmara, e acusou Éder Mauro de tortura.

  • o parecer do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) à Representação 26/23, do Psol contra o General Girão (PL-RN).

O Psol acusa Girão de ter ameaçado agredir fisicamente o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) durante a votação de um requerimento na Comissão de Relações Exteriores para discutir uma lei que teria beneficiado apenas o salĂĄrio de altas patentes das Forças Armadas.

Novos processos
O conselho também deve instalar mais dois processos:

  • Representação 2/24, do PL contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS)

O partido acusa a deputada de ter ofendido a famĂ­lia do ex-presidente Bolsonaro em reunião da Comissão de Segurança PĂșblica.

  • Representação 3/24, do Psol contra o deputado Delegado Da Cunha (PP-SP)

Da Cunha é acusado de violĂȘncia doméstica. O Psol argumenta que isso configura quebra de decoro.

Depois que esses processo forem instaurados serão sorteadas as listas trĂ­plices para escolher os relatores.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias


Fonte: AgĂȘncia Câmara de NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios